terça-feira, 24 de abril de 2012

TEMPORADA 2012 DA COPA FIAT TRAZ MAIS INOVAÇÃO E EMOÇÃO




A temporada 2012 da Copa Fiat, novo nome para o Trofeo Linea, foi confirmada para começar com a primeira etapa nos dias 2 e 3 de junho, em Londrina (PR). Assim como em 2011, serão seis rodadas duplas. A competição terá mudanças nos carros tanto em motores quanto em suspensão e na aerodinâmica. “A atualização tecnológica dos veículos deve representar um aumento considerável de velocidade em relação aos anos anteriores. Estimamos um ganho mínimo entre dois e três segundos nos tempos de volta”, afirma Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.

Durante aproximadamente oito meses a categoria de turismo do Racing Festival passou por um processo de atualização. A potência do motor Fire T-Jet 1.4l 16v foi aumentada. Nos dois primeiros anos o propulsor atingia 210cv de potência máxima. Para 2012 pode alcançar 230cv ou 260cv. A decisão sobre qual será escolhida será divulgada após os treinos que antecederão à abertura do campeonato. Os 20 carros que devem estrear em Londrina receberam ainda um kit aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior.

Os carros foram submetidos a outras mudanças profundas alinhadas ao motor mais forte e aos pneus de competição - agora com aro 18 e não mais com o 16. A suspensão dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. A traseira também foi alterada e permitirá regulagem muito mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Com isso, as equipes poderão mexer no acerto inclusive nos minutos finais dos treinos classificatórios, aumentando as possibilidades de reviravolta nos resultados e na ordem do grid até a última volta.

"Nosso desafio era fazer do carro da Copa Fiat um puro-sangue de corrida sem perder características do veículo de rua. Por isso, mantivemos partes originais como carroceria e monobloco. Conseguimos alcançar o objetivo de produzir um carro com maior potência e estabilidade do que o modelo anterior", explica Dilser. Na avaliação do assessor técnico, é a primeira vez no automobilismo brasileiro que a concepção de um carro conta com a participação de todos os agentes envolvidos - pilotos, equipes, promotores e parceiros técnicos. "Nada foi imposto. Todos foram ouvidos, consultados e apresentaram sugestões. Depois que o protótipo ficou pronto, ele foi testado e aprovado. Nunca um carro nasceu dentro de um clima tão democrático", garante.

O vencedor da Copa Fiat levará como prêmio um Fiat Linea. O bicampeão Cacá Bueno continuará a disputar o grande prêmio. Participarão ainda seu irmão Popó Buenos, Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco e Leonardo Nienkötter, além de expoentes da nova geração de pilotos brasileiros, como Allam Khodair, Marcos Gomes e Clemente Faria Júnior. Revelações da própria categoria também estarão nas pistas, como Cesinha Bonilha, que estreou com vitória em Londrina em 2010.

A Copa Fiat terá sempre duas corridas aos domingos e prevê a exibição ao vivo no canal SporTv, compactos dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo e transmissão online pela BRMTV pela internet.

fonte:http://www.fiatpress.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Fiat marca presença e apresenta linha completa de veículos na Reatech 2012

Fiat marca presença e apresenta linha completa de veículos na Reatech 2012 A Fiat Automóveis apresenta soluções em tecnologia e conforto em toda sua linha de veículos adaptados, na Feira de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. No estande da Fiat, os visitantes poderão interagir e conhecer as novidades da empresa, a primeira a projetar veículos adaptados para portadores de necessidades especiais no Brasil, em 1996. Além dos quatro veículos expostos no estande, a Fiat oferecerá um test drive para usuários e motoristas. Os visitantes da Reatech poderão interagir e testar os seguintes modelos da Fiat adaptados: Doblò Adventure – Com teto alto e plataforma elevatória, pomo giratório e central de comando elétricos. Novo Siena Essence Dualogic - Com acelerador de aro no volante eletrônico ‘Ghost’ e freio manual alavanca F1. Fiat 500 – Com banco G-tran. Ducato – Para transporte de cadeirantes (padrão atende/Teg). Idea Adventure Dualogic – Com central de comandos elétricos, inversão de pedal e pomo giratório. Novo Palio Essence Dualogic – Com aro acelerador no volante, freio manual na coluna e inversão de pedal. Bravo ‘Reação’ – Com acelerador de aro no volante, freio manual e inversão de pedal. Programa Autonomy: a serviço dos portadores de deficiência Fiat Autonomy é um abrangente programa criado em 1996, para facilitar ao máximo o acesso dos portadores de deficiência a um carro adequado às suas necessidades. As concessionárias Fiat Autonomy estão preparadas para atender a esse público, com benefícios que vão desde instalações adequadas (com rampas e banheiros específicos, por exemplo) a funcionários especialmente treinados. Nas concessionárias Autonomy, além de se informar sobre isenções fiscais a que tem direito na compra do veículo, o cliente encontra a indicação de despachantes especializados no assunto. Os participantes ainda contam com um número exclusivo para tirar dúvidas e dar sugestões: 0800 701 8010. Atualmente, a Fiat oferece toda a sua gama de veículos de passeio aptos a receber adaptações, homologadas pela montadora, que podem ser executadas por empresas parceiras mantendo a garantia de fábrica. fonte:www.fiatpress.com.br