quinta-feira, 24 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
Governo zera IPI de carro 1.0, reduz IOF do crédito e dá mais prazo para financiar
Governo zera IPI de carro 1.0, reduz IOF do crédito e dá mais prazo para financiar
O governo cortou impostos e juros de carros, reduziu o IOF para financiamentos e aumentou o prazo para comprar os veículos a prazo. Também foram anunciados juros menores do BNDES para empresas. As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) para tentar estimular a economia, diante do agravamento da crise econômica global.
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros nacionais 1.0 cai de 7% para zero. A redução vale até 31 de agosto deste ano. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo deve deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão, de acordo com Mantega.
As montadoras também se comprometeram a dar descontos no preço de tabela dos carros. Os automóveis de até 1.000 cilindradas, por exemplo, terão desconto de 2,5% sobre a tabela vigente.
Os carros de até 2.000 cilindradas terão 1,5% de desconto e os utilitários, 1%. Esses descontos todos de tabela vão valer até 31 de agosto, como o corte do IPI.
Também foi anunciada redução de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no crédito para pessoa física, de 2,5% para 1,5%. Isso fez a taxa voltar ao que era no início de 2011. A medida faz os juros para o consumidor serem mais baixos, facilitando o pagamento de prestações. O governo estima deixar de arrecadar, só com essa medida do IOF, cerca de R$ 900 milhões até 31 de agosto.
Veja pacote para estimular a economia - 3 vídeos
O corte de IPI varia conforme a situação do carro, nacional ou importado, conforme o novo regime automotivo. Esse regime estabelece vantagens para veículos produzidos no país ou que usem mais peças nacionais.
A redução do IPI para carros vale até 31 de agosto deste ano e obedece ao seguinte:
Carros até 1.000 cilindradas
- No regime automotivo (carros nacionais ou com um percentual de peças brasileiras): IPI cai de 7% para zero
- Fora do regime automotivo (carros importados): IPI cai de 37% para 30%
Carros até 2.000 cilindradas
Flex
- No regime automotivo: de 11% para 5,5%
- Fora do regime automotivo: de 41% para 35,5%
A gasolina
- No regime automotivo: De 13% para 6,5%
- Fora do regime automotivo: 43% para 36,5% (gasolina)
Carros utilitários
- No regime automotivo: de 4% para 1%
- Fora do regime automotivo: de 34% para 31%
"Vamos reduzir custos e facilitar o financiamento dos produtos em conjunto com os empresários", disse o ministro.
Segundo Mantega, os bancos privados e públicos se comprometeram, no setor automotiva a:
- Aumentar volume de crédito
- Aumentar volume de parcelas
- Reduzir a entrada para comprar o carro
- Reduzir os juros dos financiamentos
O Banco Central vai reduzir o depósito compulsório dos bancos para viabilizar volume maior de crédito e para reduzir o custo do crédito. Os bancos são obrigados a manter um depósito compulsório no BC de todo o dinheiro que eles recebem de seus clientes.
O governo decidiu reduzir essa quantia, para haver mais dinheiro no mercado e o crédito ficar mais barato.
BNDES vai cobrar juros menores para empresas
O governo também anunciou juros menores em linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltadas a bens de capital. Isso beneficia empresas. Os bens de capital são máquinas usadas para produção.
Se as empresas podem comprar máquinas com prestações mais baixas, elas têm condições de ampliar a produção, contratar mais funcionar a e ajudar a aquecer a economia.
Os juros para máquinas e equipamentos de grandes empresas irão cair de 7,3% para 5,5%. A redução, assim como a queda do IPI para carros, também vale até 31 de agosto.
Governo tem tomado medidas para aquecer economia
Nos últimos meses, o governo tem adotado isenções fiscais e outras medidas para estimular a economia, que cresceu 2,7% em 2011.
fonte: uol.com.br
sábado, 19 de maio de 2012
sexta-feira, 18 de maio de 2012
FIAT BRAVO 2013 CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS MAIS EQUIPADO E COM O NOVO CÂMBIO DUALOGIC PLUS
quinta-feira, 17 de maio de 2012
sábado, 12 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
FIAT AUTOMÓVEIS EXIBE SUA LINHA ADVENTURE NA AGRISHOW
A pista off road foi construída em uma área de 2.400 metros quadrados e traz alguns obstáculos como tronco em Z, mata burro, ponte, pedras, caixa de ovos, entre outros. É neste circuito que os visitantes poderão testar as características dos modelos Adventure da Fiat, como o Locker, um sistema de bloqueio do diferencial que proporciona ao carro melhores condições de tração para sair de situações difíceis, ressaltando ainda mais o espírito aventureiro da linha.
A Fiat tem em sua gama hoje sete modelos Adventure. São elas: Palio Weekend Adventure, Palio Weekend Adventure Dualogic, Strada Adventure, Strada Adventure Cabine Dupla, Idea Adventure, Idea Adventure Dualogic e Doblo Adventure.